quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Inspiração

Os primeiros momentos são de superação. Superei a impossibilidade, superei meu desconhecimento sobre bebês, depois sobre fazer comida, sobre ser mãe. Não fazia a menor ideia da "dor e da delícia" que iria viver, que vivo. Tornei-me a Dona Cotinha, uma personagem no estilo anos 20, que cuidava da casa, do marido, do filho e tentava ficar "ajeitadinha". Aos poucos a realidade foi tomando conta e percebi que ainda existiam uns litros de criatividade, interesses, curiosidade e necessidade de produzir mais, enfim eu ainda existia debaixo daquela mãe toda que me esforçava em ser.
Nessa busca de mim, entendi que minha área não envolvia a mesa de um escritório (tentei trabalhar com o marido). Precisava me reinventar (ideia clixezona, mas era isso mesmo). Uma nova vida nova tomava conta de tudo. Eu estava ali dentro.
Resolvi sentar à máquina. Fazer umas "coisinhas". Fiz. Fui procurar outras "coisinhas" para fazer... encontrei um monte de sites, de blogues, de pessoas no facebook. Alguns me chamaram a atenção, mas houve quem me inspirasse mesmo. Fiquei fã. Vi que fazer o que se gosta é parte de ser quem se é. Foi interessante ver que existia uma pessoa fazia as "coisinhas" de que gosto. Uma pessoa mesmo, que tinha família, marido, filhas, cachorro (agora tem gato) e até uma parceira que pelo jeito é seu braço direito dentro de casa. E essa pessoa é grande!!! A primeira vez que percebi seu tamanho foi uma surpresa. Engraçado os esteriótipos que temos. Não via ninguém GG (ela é bem alta para mim que não cheguei a 1,60) fazendo coisinhas miúdas e megafofas... ainda bem que agora penso diferente. Essa "alemoa" mostrou que é possível realizar sonhos. Transformou um sobrado caidão num lugar acolhedor. Por enquanto, conheço pelas fotos. Quando entro lá (em meus pensamentos) é um lugar de temperatura agradável, cheirinho gostoso (posso jurar que ou tem cheirinho de bolo ou de flor) e é muito colorido. Aposto que quem entra lá bota a mão em tudo. Eu tenho vontade de tocar nas almofadas, nos enfeites, nos quadrinhos. Dá vontade de sentar e bater papo. Até chimarrão (sou mais da água de coco, vivo na praia) tenho vontade de tomar!!
Então resolvi acompanhá-la através da net. E a Lu, é ... ela deixa a gente chamá-la de Lu mesmo, viria para minha cidade para um Patch Encontro, uma aulona em que se aprende coisinhas bem legais. Ansiosa, já me inscrevi. E aguardava o momento.
Foi então que vi que o tamanho dela era G por dentro. Aquele clima acolhedor nos arrebatou. Queríamos bater foto com tudo que lembrasse ela. Conversar. Sem perder os detalhes da aula, claro.
Sobre fotos: ela também gosta de registrar tudo. E nos homenageava fotografando nossas coisinhas: a necessaire de uma, a bolsa que a outra fez, a tilda criada na aula, um detalhe aqui outro ali. Juntou todos esses retalhinhos e criou um vídeo. Faz isso em todo Patch Encontro e nós podemos vivenciar de novo aqueles momentos, mantendo nossa chama acesa.
O tempo passa, cada um segue sua vida, seja viajando pelo Brasil todo ensinando e fazendo crafts, como a Lu, ou cuidando da casa, marido, filhos, como eu; seja fazendo os crafts como eu, ou passando bons momentos com a família, como a Lu. Enfim, o tempo passou.
Na minha empolgação, desatei a postar fotos do que eu era capaz. Dos meus crafts, das minhas "coisinhas". E não é que minhas coisinhas fizeram um sucessozinho?! Recebi encomendas, depois mais umas, outras. E uma amiga, após insistir longamente, me convenceu... estava na hora de eu entrar nesse mar. Minha amiga Zeizinha faz pijamas lindos, saias de rodar e montes de fofurices. Decidi: era a hora.
Quis ter uma marca, um nome, uma logo, alguma coisa que me identificasse, que transparecesse um pouco de mim. Como o Augustinho de "A Grande Família", ficava entre um nome e outro, indo e vindo sem decidir, apesar de já ter sido feita minha escolha. Eu estava insegura. Eu precisava de um respaldo pra a minha decisão. E pedi ajuda. Pedi mesmo. Falei com algumas pessoas pelas quais tenho grande respeito e consideração. Minha amiga mandou um Day Doll, claro..., minha profe de Literatura Tânia, alguns amigos deram sua opinião. E não era apenas gosto. Alguns fazia relações com as sete notas musicais e assim ía. Até que vi aquele botãozinho da Lu, no face, verdinho. Bateu a coceira. Perguntei para ela. (Me senti muito folgada nessa hora, até fiquei envergonhada mesmo). E não é que ela mandou um "Day Doll, sem dúvida"?!!! Ela era grande mesmo!... afinal não somos amigas de infância e ela doou seu tempinho, seu pensamento só para mim! para me ajudar também. Fiquei aliviada, a escolha estava certa.
Fui atrás de fazer a logo. Fiz. Gostei. Etiquetas. Fiz. Cartão de vistitas. Fiz. Adesivo (adoro!). Fiz. Tag. Fiz. Sacolinhas crafts. Comprei. Fita que combinasse com a logo. OK!
Começaram as entregas. A cada sacolinha me sinto uma mulher de sucesso... rsrsrs Estou montando meu atelier virtual, este blog, lojinha no Elo7, mas um passo de cada vez. Quando puder, arrumo um sobradinho... Aos poucos a inspiração se torna mesmo transpiração. Ainda sou uma pessoa com família, marido, filhos, cachorro, casa para cuidar, muito para aprender, mas agora tenho meus projetos, meu interesse em criar brinquedos pedagógicos de tecido (minha veia de professora não me deixa rsrsrs), enfim, faço minhas "coisinhas" ... e continuo me inspirando na Lu Gastal e suas "coisas" GG.

17 comentários:

  1. Que lindo Cotinhaaa!!!
    Se entregar não é fácil,mais qdo chega a hora baby,é correr pro abraço!!!
    Parabéns,sucesso !!!
    Beijo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Regina! Estou aprendendo umas coisinhas mesmo rsrsrsr. Beijos

      Excluir
  2. Será que eu vou ser a primeira?? Parabéns pela iniciativa e sucesso sempre!!!
    beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Faaaaa!!! Relutei, relutei, mas ganhei um empurrãozinho, aliás uns... Vamos ver o que acontece daqui para frente, né?! Beijo e Obrigada, maninha!

      Excluir
  3. Olá Doris,
    Eu tb sou fã da Lu Gastal. Em dezembro do ano passado eu viajei para POA e a minha primeira parada turística foi no sobrado dela. É tudo isso que vc descreveu. Ela é uma grande empreendedora e nos inspira a buscarmos dentro de nós a alegria e o prazer do artesanato. Se você permitir, favoritarei seu blog no meu cantinho e, se tiver um tempinho, dá uma passadinha lá. Eu postei fotos da visita a Lu Gastal.
    Meu blog é: http://sraretalhinha.blogspot.com.br/

    P.S. Suas bonecas são lindas!!!! Parabéns.

    Bjs, Leila Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Leila! Que gostosa deve ter sido sua viagem, começando assim... Vou ver as fotos no teu blog sim. Pode favoritar o meu. Aliás, muito obrigada por isso. E pelos Parabéns. Beijinhos.

      Excluir
  4. Linda sua história!! Você escreve muito bem!! Também tenho a Lu Gastal como inspiração e minha história com patch e "costurinhas com utilidades" começou em 2010. Sou professora, trabalhei 14 anos na prefeitura da minha cidade e em fevereiro deste ano pedi exoneração e como digo aos amigos: estou de férias por tempo indeterminado da sala de aula e estou me realizando como mãe em tempo integral (tenho um menino e uma menina)e com minhas "costurinhas". Também hoje tenho um blog, tenho uma lojinha virtual na tanlup e estou começando a vender. É uma delícia ver sua criação viajando para outras mãos. Boa sorte e quando puder visite meu blog.
    Um abraço, Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas histórias se assemelham... É muito gostoso ver um pouquinho da gente indo conhecer outras pessoas mesmo... Vou visitar teu blog, sim!!! Beijinhos!

      Excluir
  5. ola!quero dizer que seu texto em emocionou,assim como muitas sou mãe,esposa e crafter...estou no começo,mas ja sonho com muito,um muito de coração,sem ser egoista ou mesquinha,assim como vc quero ter minha logo,meus carões,por enquanto sou eu quem faço,mas logo que eu tiver um tempo($)eu vou atras de um profissional, e seu texto me deu mais animo e determinação...vc é incrivel com as palavras,também...professora!!saiba que adorei conhecer um pouquinho,um titico de vc!!E AMEI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei tão contente de saber que podemos nos conectar... conhecer mais gente, ser mais gente. Aprender... Mas ser mãe já é uma tarefona, esposa e crafter... não podemos nos afobar mesmo. um passinho de cada vez, né? Importa é curtir cada conquitazinha, cada botãozinho pregado. Beijão

      Excluir
  6. Acompanho o blog da Lu Gastal. Vc teve um fonte de inspiração maravilhosa. Sucesso!!! Já estou seguindo o seu blog também. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Não nos conhecemos...mas me permito parabenizá-la pela bela iniciativa de se permitir trilhar um novo caminho fazendo a sua "arte"!! Tudo tem um começo e o resultado de cada trabalho bem feito te dará novas emoções pra criar cada vez mais!! Sucesso!!
    Um abraço,
    Kátia
    www.caixaseencantos.blogspot.com


    ResponderExcluir
  8. Bela história, a Lu Gastal de fato nos passa tudo de bom, sempre que posso passo pela Loja, e dou uma olhada no blog. Desejo a voce muito sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Kátia e Raquel, por palavras tão carinhosas... e incentivadoras. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Puxa, li o seu texto e fiquei até emocionada...pq a única diferença, é que trabalho arduamente o dia todo fora de casa, mas me identifiquei com a sua história, parece eu!!! agora só falta a coragem de mudar de profissão de vez, pq já estou vendendo as minhas costurinhas!! amei, parabéns e segue firme...agora sou sua seguidora fiel!!! kkk curta o meu face Lú Zilio. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Doris,

    Te encontrei sem querer no face... também sou de floripa, apesar de atualmente morar em Tijucas.

    Trabalho com bonecas artesanais em tecido também.

    Larguei minha formação formal (Nutri) para me aventurar num mundo de criatividade... rssss... quando ela dá o ar da graça!

    Comecei no ramo em 2008, mas ao contrário de ti, ainda não saí do casulo... sou muito envergonhada e insegura para "exposição da figura"... rssss

    Suas peças são lindas!!!

    Também trabalho em parceria com o Elo7... além de outros meios...

    Um abraço e parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

    ResponderExcluir